Presidente divulga nota sobre novo recorde de desempregados no DF: 290 mil
O presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, divulgou nesta quarta-feira uma nota técnica sobre o desemprego no Distrito Federal. O documento analisa os dados divulgados pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/DF), que apontam um recorde histórico no número de desempregados na capital do país: 290 mil pessoas.
Ao finalizar o ano de 2012, o Distrito Federal possuía 162 mil pessoas desempregadas. No ano seguinte, a situação começou a se deteriorar. “Neste e no ano seguinte o número de postos de trabalho cresceu de forma pífia, em apenas 30 mil, com o contingente desempregado voltando a crescer para 177 mil”, afirma a nota.
Com estrutura produtiva pouco diversificada e economia excessivamente dependente do setor público, a capital da República também é conhecida como uma metrópole com elevada taxa de desemprego. “O DF acomodou-se com a condição de beneficiário de vultosas transferências financeiras da União e a inexistência de uma estratégia de desenvolvimento econômico é o seu maior sintoma. Enquanto isso, os problemas se perpetuam”, analisa Miragaya. “Urge a elaboração e implementação de um plano de desenvolvimento integrado da Área Metropolitana de Brasília”.