Participe da segunda aula da Oficina gratuita: Perícia Trabalhista
A segunda aula da oficina de Perícia está confirmada e acontece no dia 21 de outubro, às 17h. O tema perícia-trabalhista será abordado por Antonio Umbellino. A crise vivida pelo Brasil trouxe um número muito grande de demissões e fechamentos de empresas e quando há divergências entre os direitos que os trabalhadores consideram ter e os que as empresas reconhecem, o perito é chamado para auxiliar o juiz.
Na Justiça do Trabalho existem uma infinidade de processos que, com o passar do tempo, evoluem para a fase de liquidação e que precisam da precificação da condenação com base nas informações referentes ao contrato de trabalho e as decisões proferidas pelo juízo.
O papel do assistente técnico é realizar a perícia pelas partes, seja ela a ativa ou passiva, e seu objetivo é identificar eventuais equívocos e auxiliar tecnicamente a parte que o contratou.
Nesta área o perito pode atuar em cálculos de juros e correção monetárias, composição de remuneração, adicionais, horas extras, horas intervalares, verbas rescisórias, entre outros. O assistente técnico realiza as mesmas atividades, mas o perito atende o juízo e o assistente técnico atende as partes.
Perdeu a primeira aula? Não se preocupe!
Mesmo que você não tenha assistido ao primeiro encontro em tempo real, você poderá acessar a aula pelo YouTube e baixar os materiais pela área do aluno. Com isso, você ainda garante o seu Certificado de participação na Oficina.
Por que assistir em tempo real?
A oportunidade de fazer perguntas diretamente ao professor convidado é única. Na primeira aula da Oficina, que tratou do Mercado de Trabalho em Perícia Econômico-Financeira, foram muitas perguntas enviadas e respondidas. Participe: quinta-feira, 21 de outubro, 17h.
Clique aqui para acessar o endereço da oficina no YouTube e ativar um lembrete! Participe!
Os professores
Antonio Umbellino é economista graduado pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e também bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduando do Curso de Perícia Judicial: Contábil, Financeira e Atuarial, ambos ministrados pela Faculdade De Educação Superior Do Paraná – FESP. Atua como assistente técnico em cálculos judiciais e extrajudiciais desde 2016. É profissional licenciado na Cheking Peritos Associados.
Tiago Jazynski é economista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Gestão Pública, em Gestão Financeira e em Controladoria e Auditoria. É perito judicial e assistente técnico em ações trabalhistas e cíveis da Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Estadual nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Arapongas e Curitiba. É delegado regional do Corecon-PR em Ponta Grossa (2015/2016); coordenador do Núcleo Perito e Auditores Econômicos Financeiros do Corecon-PR; conselheiro efetivo do Corecon-PR; professor de cursos de extensão e pós graduação na área de perícia; ganhador do 1° Lugar no 22° Prêmio Paraná de Economia. Atualmente cursa Ciências Contábeis e Mestrado em Economia Aplicada pela UEPG.
Perguntas frequentes
Onde se inscrever?
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa interessada no assunto pode realizar a inscrição, não é necessário ser economista ou estudante da área.
Qual o número de horas previstas para a Oficina?
Três horas, ao todo. Uma hora por aula.
A Oficina oferece certificado?
Sim, para os alunos que visualizarem os materiais disponíveis na plataforma, após cada aula. O certificado é enviado para os participantes inscritos, que acessarem o material que estará disponível até o dia 28 de dezembro. Os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado até 15 dias depois do acesso às aulas e ao material específico de cada encontro.
Posso fazer a inscrição e ter acesso à certificação mesmo após o evento?
Sim, durante 60 dias o material da oficina ficará disponível na plataforma EAD do Cofecon e, nesse período, as inscrições seguem abertas, com direito à certificação. Depois de 28 de dezembro, os vídeos continuarão no YouTube, mas não haverá emissão de certificado.
As aulas ficam disponíveis por quanto tempo?
Estarão sempre disponíveis no YouTube do Cofecon e por 60 dias também na plataforma EAD do Cofecon.
Como as aulas são apresentadas: ao vivo ou gravadas?
Todas as aulas são ao vivo, com transmissão pelo YouTube do Cofecon e, posteriormente, inseridas também na plataforma EAD do Cofecon.
E material de apoio, como funciona?
O curso é introdutório e tem o objetivo de apresentar uma nova área de atuação para os economistas. Todo material é disponibilizado na plataforma EAD e a emissão de certificados está atrelada a visualização e download do material.
E se eu perder alguma das aulas?
Fique tranquilo! Temos todos os vídeos disponíveis permanentemente no YouTube, além da plataforma EAD do Cofecon, onde ficarão acessíveis por 60 dias.
Conheça o projeto EAD do Cofecon
A Escola de Educação a Distância do Cofecon é um projeto da Comissão de Educação, coordenada pela vice-presidente Denise Kassama, com o objetivo de qualificar a formação profissional dos economistas brasileiros. Em dois anos de existência, a plataforma EAD do Cofecon já ofertou 13 oficinas e registrou mais de dois mil usuários. Entre os temas já trabalhados, estão: Negócios Sustentáveis, Economia de Baixo Carbono, Economia Solidária, entre outros assuntos concernentes às áreas de atuação dos economistas.
A oficina de perícia econômico-financeira é uma iniciativa da Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon, coordenada pela conselheira federal Maria de Fátima Miranda. A Comissão tem se empenhado em promover a divulgação área, realizando palestras e inserindo o assunto nos grandes eventos do Sistema Cofecon/Corecons. A intenção é capacitar estudantes de Ciências Econômicas e economistas para atuarem na função de perito.