No Corecon-PR, o mês do economista contará com palestras, eventos e orientações para a sociedade
No mês em que se comemora o Dia do Economista, diversas atividades contarão com a realização ou participação do CORECONPR. O objetivo é valorizar a importância do economista na sociedade. Durante o mês, acontecerá o EnTenda de Economia, palestras em diversas cidades do Estado e encontros. O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto.
Café da Manhã – Mulheres Economistas
A agenda inicia com o Café da Manhã para as Mulheres Economistas, no dia 03 de agosto. O objetivo desse encontro é discutir ações e estratégias para o empoderamento da mulher em todos os setores da atividade econômica.
EnTenda de Economia
O EnTenda de Economia, que leva orientações gratuitas para a população sobre o orçamento doméstico acontecerá em quatro cidades do Estado, sendo Maringá, Toledo, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Em tendas instaladas em regiões centrais, economistas, professores de economia e acadêmicos do curso, vão prestar esclarecimentos de como equilibrar o orçamento doméstico, dar dicas de investimento, de como negociar as dívidas, entre outros. Além disso, durante a ação, será distribuída gratuitamente a 9ª edição da cartilha “EnTenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente”. As cidades de Maringá e Foz do Iguaçu irão realizar no dia 13 de agosto, Toledo irá promover no dia 18 de agosto e Francisco Beltrão no dia 25 de agosto.
Palestras
Economistas do CORECONPR vão ministrar palestras durante o mês do economistas em diversas cidades. No dia 13 de agosto, o vice-presidente da entidade irá falar sobre a profissão do economista para os acadêmicos da Unioeste Toledo. Na mesma data, o economista e conselheiro do CORECONPR, Daniel Poit, estará em Cornélio Procópio, para realizar palestra sobre o mercado de trabalho do economista, na UENP. Com o tema “Emenda Constitucional dos Gastos Públicos”, o economista e conselheiro do CORECONPR, Marcos Kruse, ministra palestra na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.
Jantar de Confraternização
Para celebrar o dia do Economista, será promovido o jantar de confraternização no dia 14 de agosto, às 20 horas, no restaurante Madalosso, em Curitiba. Este evento festivo será por adesão, no valor de R$ 58,00.
Ensino fundamental
Em Curitiba, ainda na primeira quinzena de agosto, o vice-presidente do CORECONPR, Carlos Magno Bittencourt, irá ensinar lições de economia para os alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Estadual Dom Orione, e destacar a profissão do economista. Este colégio desenvolve o projeto “A Loja do Saber”, que tem como objetivo ensinar lições de economia, com introdução a juros simples e compostos aos alunos. O projeto conta com uma moeda própria chamada de DO (abreviação do nome da escola), um “banco”, uma caderneta de poupança e uma loja para trocar as moedas arrecadadas. O objetivo deste evento é ser comemorativo aos dias do Economista (13 de agosto) e do Estudante (11 de agosto).
Enesul
Com correalização do CORECONPR, acontece nos dias 24 e 25 de agosto, em Porto Alegre (RS), o 25º Encontro dos Economistas da Região Sul (Enesul), no Teatro da PUCRS. Com promoção do CORECON-RS, evento abordará, entre outros temas, a agenda econômica do governo que assumirá o país em 2019, as economias dos três estados do Sul, políticas públicas e a profissão do economista.
Prêmio Paraná de Economia
O mês encerra com a entrega do 28º Prêmio Paraná de Economia, no dia 31 de agosto, sexta-feira, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. A premiação será voltada para as modalidades de Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas (áreas de Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada) e Artigos (categorias Artigos de Economistas e Artigos de Estudantes de Economia). O Prêmio tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada.