Presidentes do Cofecon e Corecon-RJ se reuniram com o presidente do BNDES
Os presidentes do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, e do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), José Antonio Lutterbach Soares, se encontraram com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, na última quarta-feira, 16 de março, para tratar de assuntos de interesse dos economistas brasileiros.
O primeiro tópico foi a possível exigência, pelo BNDES, de que apenas economistas sejam considerados aptos a elaborar os projetos de viabilidade econômica e financeira que são submetidos ao banco. Coutinho alegou dificuldades em cumprir a solicitação feita em nome do Sistema Cofecon/Corecons, mas se comprometeu a continuar debatendo o assunto.
Outra questão tratada na reunião foi o seminário Alternativas para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a ser realizado nos dias 24 e 25 de novembro, com o objetivo de discutir alternativas ao desenvolvimento da região. O presidente do BNDES ofereceu o auditório da instituição para sediar os debates e aceitou o convite para ser um dos palestrantes do evento.
Também esteve em pauta o projeto de uma publicação conjunta do Sistema Cofecon/Corecons e do BNDES sobre o processo de desenvolvimento da economia de cada estado brasileiro, o que culminaria na realização de seminários regionais para disseminar as informações. O Banco concordou em participar da iniciativa. Por fim, Miragaya apresentou a revista Economistas, publicada pela autarquia trimestralmente, cuja tiragem o Cofecon busca ampliar por meio de patrocínios e publicidade. O presidente Luciano Coutinho se mostrou interessado em anunciar futuramente na publicação.