Cofecon discute parceria com Ministério da Educação para educação financeira
Visita do coordenador geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação, Christy Ganzert Gomes Pato, debateu parceria para assessorar iniciativa do MEC
O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, e o coordenador da Comissão de Educação do Cofecon, conselheiro Claudemir Galvani, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (16) com o coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica do Ministério da Educação, Christy Ganzert Gomes Pato. O objetivo foi discutir uma parceria para assessorar uma iniciativa do ministério na área de educação financeira.
Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, a reunião foi muito positiva. “Este é um tema que interessa muito ao Cofecon. Já apoiamos outras iniciativas de educação financeira e temos a preocupação de chegar às escolas”, comentou Dantas.
A ideia surgiu dentro das discussões do programa Pé de Meia, criado pelo governo federal para estimular a permanência dos adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio. Ao comprovar a matrícula e a frequência, o estudante receberá um incentivo de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento. Além disso, ao final de cada ano escolar, ele recebe um bônus de R$ 1.000, que só pode ser sacado na conclusão do ensino médio.
“Já existe a preocupação sobre o que ele vai fazer com o dinheiro e a necessidade de educação financeira”, explicou Christy. Dentro da discussão do programa levantou-se uma possibilidade de que o estudante possa aplicar esta poupança em títulos do Tesouro Direto. “Mas se o aluno nem sabe o que é renda fixa e renda variável, como vamos falar de Tesouro Direto?”, pontuou.
Neste contexto, surgiu um programa de escola cidadã, no qual haverá oficinas de educação financeira, tributária e fiscal, entre outros temas. A parceria com o Cofecon se dará no sentido de assessorar a criação destes cursos.
Por sua vez, o Cofecon apresentou iniciativas que vem desempenhando nesta área, como a publicação dos dois volumes do projeto Descomplicando a Economia, que introduzia conceitos econômicos de forma simplificada por meio de histórias em quadrinhos – algo que o Cofecon tem a intenção de levar para as escolas. “Vejo que nós estamos trabalhando no mesmo interesse e podemos juntar esforços”, expressou Galvani.
Confira abaixo o Descomplicando a Economia Parte 1 e Parte 2:
Descomplicando a Economia – Parte 1 Descomplicando a Economia – Parte 2