Corecon-DF é o segundo regional a utilizar o SEI
Implantação ocorreu no mês de maio. Uso da ferramenta pelo Cofecon desde o ano passado tem proporcionado uma economia de mais de cem folhas impressas por dia
Avançando rumo à modernização do Sistema Cofecon/Corecons, o Corecon-DF passou a ser o segundo Conselho Regional de Economia a usar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A implantação ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, reunindo toda a equipe de funcionários do Regional.
O sucesso da medida também contou com o apoio fundamental da equipe do Cofecon, prestando suporte técnico e transmitindo expertise durante o processo de transição. A parceria entre o Cofecon e os Corecons evidencia a colaboração entre as instâncias na busca pela modernização e eficiência administrativa, alinhando-se às melhores práticas em gestão pública.
“É um passo importante para melhorar o sistema de atendimento ao profissional registrado, bem como a produtividade e o conforto de nossa equipe técnica em termos de trabalho com processos mais rápidos, claros e transparentes”, expressou a presidente do Corecon-DF, Luciana Acioly. “Agradecemos ao Cofecon, que nos mandou técnicos bem-informados, capazes de tirar dúvidas e apoiar nossa equipe enquanto ela se familiarizava com a ferramenta. O aprendizado é um processo diário e as dúvidas têm sido sanadas e bem conduzidas por esta parceria”.
“O SEI tem se destacado como uma ferramenta fundamental para otimizar os processos diários de várias instituições”, continuou Luciana. “A transparência foi reforçada, uma vez que os documentos ficam disponíveis, de forma organizada e acessível aos que queiram. Fico feliz porque estamos entregando à sociedade, ao nosso profissional registrado e aos colaboradores um processo que busca a segurança, a produtividade, a transparência e a qualidade das atividades diárias do Conselho”.
Uso do SEI trouxe economia ao Cofecon
Além de agilizar a tramitação de processos administrativos e dotar a gestão de mais transparência e eficiência, a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo TRF4 trouxe ao Cofecon um ganho na economia de papel. Nos primeiros meses de utilização, mais de cem folhas de papel deixaram de ser impressas em cada dia útil de trabalho.
Mas a economia não se quantifica apenas na quantidade de resmas que deixaram de ser utilizadas. O fato de deixar de imprimir também traz ganhos colaterais, como um menor gasto com toners e outros insumos de escritório, tais como capas de processo e bailarinas.
O SEI
O Sistema Eletrônico de Informações permite a criação, tramitação, gestão e arquivamento de documentos de forma totalmente digital, agilizando os processos internos e contribuindo para a eficiência na administração pública.
A ferramenta também é disponibilizada a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4. O Cofecon passou a usar a ferramenta ao final de agosto de 2023. Mais recentemente, em abril de 2024, o Corecon-RS foi o primeiro Conselho Regional de Economia a utilizar a ferramenta, que agora também é utilizada pelo Corecon-DF.