Corecon-SC comemora 60 anos e realiza homenagens
Durante a abertura do 28º Since foi contada a história do Corecon-SC, com a exibição de diversas fotos antigas e recentes e entregues placas de homenagem
A solenidade de abertura do 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia contou com uma homenagem aos 60 anos do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina. Várias fotos históricas foram exibidas ao repassar a história do Corecon e, ao final da apresentação, foram entregues várias placas de homenagem – incluindo uma ao presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, e outra a Ermes Tadeu Zapelini, ex-presidente.
Entrega de homenagens
Zapelini foi o primeiro a ser chamado para receber uma homenagem. Ele esteve à frente do Cofecon em 2012 e 2013, tendo sido presidente do Regional em 2000 e 2007. Zapelini recebeu uma menção especial por ocasião do discurso de abertura do atual presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa – que também recebeu uma placa de homenagem.
Outra ex-presidente do Corecon a receber uma homenagem foi Ivoneti Ramos, que conduziu o Regional em 2020. Ela foi a primeira mulher a tornar-se presidente do Corecon-SC. Houve também uma entrega de placas ao conselheiro federal Paulo Polli (também ex-presidente do Corecon-SC) e ao funcionário Luiz Gonzaga Corrêa, com quatro décadas de serviços prestados ao Conselho.
Os representantes de três entidades parceiras também foram chamados a receber uma homenagem. Além do presidente do Cofecon, foram chamados também o economista Luiz Albani Neto, representando o Sindicato dos Economistas no estado de Santa Catarina, e Djalma Hack, representando a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, da qual o Corecon-SC é um dos fundadores.
História
Originalmente o estado de Santa Catarina era atendido pelo Conselho Regional de Economia da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. A criação do Corecon-SC foi feita por meio da Resolução nº 140, de 9 de outubro de 1964. Seu primeiro presidente foi o economista Ruben Lyra, no ano de 1966.
Em 1972 o economista Mauro dos Santos Fiúza assumiu a presidência do Regional e realizou uma campanha estadual de doações para a compra da sede própria do Corecon. Com o esforço dos economistas catarinenses e o apoio do governador Colombo Salles, foram adquiridas duas salas. No ano seguinte foi realizado o 1º Encontro Estadual dos Economistas.
Após consolidar-se em nível local e criar as primeiras delegacias regionais, em 1982 o Corecon-SC sediou pela primeira vez um evento nacional da categoria: foi o IX Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), realizado em Florianópolis. Mais tarde, o estado viria a receber novamente o SINCE em 1992 e 2024, e o Congresso Brasileiro de Economia em 2005 e 2019.
A sede atual do Corecon-SC foi inaugurada em 1997 e está localizada na Rua Trajano, no centro de Florianópolis. O Conselho tem sido um importante elo entre a academia e a sociedade, participando da Junta Comercial de Santa Catarina e do conselho curador de instituições de ensino e fundações.
Em duas ocasiões o Conselho Federal de Economia teve economistas catarinenses na presidência. O primeiro deles foi Carlos José Gevaerd, em 1995; o segundo foi Zapelini, em 2012 e 2013.
Confira abaixo as fotos do evento: