Economista José Carlos Peliano lançou o livro “Vadândora”
Poeta e escritor de Juiz de Fora, o economista José Carlos Peliano lançou o livro de poesias “Vadândora”, pela editora Patuá. Os poemas originais foram agraciados com o Prêmio Jorge de Lima de poesia de 1994 em concurso nacional promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), seção do Rio de Janeiro. Após 26 anos, os textos foram revisados e reunidos na publicação.
O autor conta que o ponto de partida foi um desafio lançado pelo também poeta Thiago de Mello. “Estava eu a tentar alguns sonetos até então a minha maneira quando Thiago, ao lê-los, me advertiu sobre a necessidade de manter o ritmo das sílabas tônicas a fim de aumentar a força e o ritmo poéticos. Até então me preocupava apenas com a disposição clássica dos sonetos em versos rimados (quatro, quatro, três, três e variações). Pus-me, então, a trabalha-los, insistindo na forma e nas tônicas e a me ver desafiando com prazer a mim mesmo na criação mais apurada até que, lá pelas tantas, percebi que tinha material para um livro”, explica Peliano.
O livro “Vandândora” está à venda no site da editora Patuá, ao custo de R$ 40 – clique aqui.
Confira, abaixo, um dos poemas apresentados por José Carlos Peliano em “Vadândora”.
O olhar
A paisagem que olho a olho ajeita,
não pelo olho, mas pela paisagem,
na visão mesma da esquerda e direita,
leva o ato encenar toda a mensagem.
Pelo olhar que as visões vão à sondagem,
a forma que o espírito aproveita
para atingir crescente aprendizagem,
composição de espectros é feita.
Faz-se pouco o infinito em toda imagem,
muito vai dar em nada em cada espreita,
pelas visões que exprimem a linguagem
de os olhos desejarem a colheita,
de os desejos olharem a montagem
da ilusão virtual e rarefeita.
Sobre José Carlos Peliano – Economista, com mestrado pela Vanderbilt/EUA e doutorado pela Unicamp, mora em Brasília. Foi técnico e coordenador setorial no IPEA; diretor de Instituto de Pesquisa no CNPq; e, na Câmara dos Deputados, assessor de economia e C&T. Membro da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) e Associação Nacional dos Escritores (ANE). Publicou livros e artigos e textos na mídia social sobre literatura e economia.