Gesner de Oliveira realizará palestra magna do 28º SINCE
Economista tem ampla experiência nos setores público e privado, tendo sido presidente do CADE e da Sabesp e secretário no Ministério da Fazenda
O 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), que será realizado em Balneário Camboriú nos dias 16 a 18 de outubro, contará com uma palestra magna proferida pelo economista Gesner de Oliveira. Ela será realizada na noite de abertura do evento e terá como tema “A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. Clique AQUI para fazer sua inscrição.
Gesner é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e consultor. É graduado pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e obteve PhD em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley.
Além de conhecer bem o setor privado, tem também ampla experiência no setor público. No Ministério da Fazenda desempenhou os cargos de Secretário de Acompanhamento Econômico e Secretário adjunto de Política Econômica. Foi também presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), organismo vinculado ao Ministério da Justiça que tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado e decidir sobre o tema em última instância. Também foi presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Gesner de Oliveira realiza trabalhos de consultorias para os principais grupos privados e estatais em diversos setores. É conselheiro independente certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e conselheiro de diversas empresas e entidades.
O tema
Ao escolher o tema do evento, o Corecon-SC defendeu que o Sistema Cofecon/Corecons atua como um catalisador crucial para o desenvolvimento regional brasileiro e que “o desenvolvimento regional é um processo multifacetado que busca a redução das disparidades socioeconômicas entre as regiões, impulsionando a geração de renda, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. No entanto, diversos obstáculos impedem o florescimento do desenvolvimento regional no Brasil”.
Neste sentido, os economistas têm papel fundamental: “através de sua expertise e conhecimento técnico, atuam na identificação de problemas, na formulação de políticas públicas e na proposição de soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento regional”.
Programação
A programação terá início na noite de 16 de outubro, com a palestra magna sobre o tema central do evento. Também estão previstas uma homenagem aos 60 anos do Corecon-SC, organizador desta edição do Since junto ao Cofecon, e a entrega do Prêmio Brasil de Economia.
No dia 17 os três grupos de trabalho se reunirão para discutir assuntos atinentes ao tema de cada um deles; já no último dia de evento os grupos de trabalho realizarão as votações no período da manhã, enquanto a tarde será dedicada à plenária final do evento.
Também no dia 18 está prevista a realização do Fórum da Mulher Economista, espaço de debates nos quais são discutidos os desafios que as mulheres enfrentam no exercício da profissão, e que vem se tornando cada vez mais tradicional no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons. Haverá, ainda, a premiação da Gincana Nacional de Economia, competição realizada entre estudantes de economia e cursos conexos para medir conhecimentos de forma prática por meio de um jogo eletrônico.