Gincana Nacional de Economia: confira os classificados para a fase seguinte
Participantes classificados para próxima fase deverão enviar vídeos de até dois minutos, no período de 04 a 06/09, com o tema Memórias e Futuro da Economia Brasileira
O Conselho Federal de Economia realizou neste domingo, 1º de setembro, a primeira fase da etapa regional da Gincana Nacional de Economia. O evento ocorreu sem intercorrências e as duplas que obtiverem os nove primeiros lugares no âmbito de cada Conselho Regional de Economia disputarão a segunda fase da etapa regional. Confira AQUI a lista com os classificados.
Ao todo, 257 duplas das cinco regiões do Brasil se inscreveram na disputa. O estado com mais inscrições foi São Paulo (37), seguindo por Minas Gerais (29), Santa Catarina (27), Paraná (23), Pernambuco (21) e Espírito Santo (19). No domingo, o índice de participação foi de 66,5%.
Os estudantes responderam a 11.990 perguntas, das quais acertaram 7.820 e erraram 4.170 – uma taxa de erros de pouco mais de um terço. Durante o período de uma hora, cada dupla respondeu, em média, a 70 perguntas, gastando aproximadamente 51 segundos em cada uma delas.
Campeões na disputa
Os melhores classificados entre todos os participantes da primeira fase foram os paulistas Caio Lopes de Souza e Gabriel Vitório Tognareli Hessel. Eles somaram 952 pontos, alcançando o primeiro lugar nacional.
Uma curiosidade interessante é que os campeões dos dois anos anteriores estão na disputa por uma vaga na etapa nacional. Em 2022, os cearenses Anario Queiroz Barroso Neto e Daniel de Carvalho Vallejo foram os grandes vencedores e, neste ano, somaram 412 pontos na primeira fase da etapa regional, ocupando provisoriamente o segundo lugar no estado do Ceará. Já o estudante capixaba Breno Liebbmann Vervloet, campeão de 2023 junto com Matheus Maia, somou 635 pontos e também ocupa provisoriamente o segundo lugar no seu estado, mas desta vez fazendo dupla com outro colega, Henrique dos Anjos Moura.
Quem também obteve uma boa colocação foram os cariocas Pedro Moreno e Theo Kusama, que no ano passado conquistaram o terceiro lugar na etapa nacional. Eles somaram 828 pontos na primeira etapa, obtendo a melhor pontuação no estado do Rio de Janeiro e a quarta melhor do país. Em todos os casos mencionados, a pontuação definitiva (e eventual classificação para a etapa nacional deste ano) será divulgada após a avaliação dos vídeos.
Segunda fase
As duplas classificadas para a segunda fase deverão enviar um vídeo com uma duração máxima de dois minutos, no qual deverão falar sobre o tema “Memórias e Futuro da Economia Brasileira”. O vídeo deverá ser enviado pela própria plataforma da competição, no período de 04 a 06 de setembro.
Dentro do tema, os estudantes devem explorar um dos seguintes subtemas listados no regulamento da competição: I. Industrialização, desindustrialização e reindustrialização do País; II. Do Real ao Real: Moedas brasileiras ao longo do tempo e os 30 anos do Real; III. Salário mínimo: Criado pela Lei nº 185/1936 e fixado em 1º de maio de 1940, o papel da instituição do salário mínimo no Brasil; IV. Programas de transferência de renda e a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil; V. Petrobras: de Vargas ao pré-sal; VI. 60 anos do Banco Central.
Quase todos os temas sugeridos para os vídeos da segunda fase fizeram parte da campanha em comemoração ao Mês do Economista. Os links acima encaminham para as publicações realizadas nas redes sociais do Cofecon durante o mês de agosto. Conferir este material pode trazer algumas ideias interessantes para trabalhar o seu roteiro.
Outro lugar para encontrar algumas ideias acerca destes conteúdos é o podcast Economistas. Ele pode ser acessado na sua plataforma preferida ou no próprio site do Cofecon. Veja abaixo alguns dos conteúdos trabalhados neste ano e que podem servir de tema para o vídeo a ser enviado na segunda fase da Gincana:
- Do Real ao Real (episódio #116) – Clique AQUI para ouvir.
- Petrobras, de Vargas ao pré-sal (episódio #121) – Clique AQUI para ouvir.
- A história do salário mínimo no Brasil (episódio #127) – Clique AQUI para ouvir.
Cada vídeo receberá uma nota de 0 a 100 pontos, que serão somados aos pontos obtidos na primeira fase da etapa regional. As avaliações acontecerão entre 10 e 13 de setembro e o resultado será divulgado no dia 17. Os três melhores colocados de cada estado serão classificados para a etapa nacional da Gincana, que será disputada no mês de outubro no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n, Edifício Alcides Abreu), pertencente à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Balneário Camboriú-SC.
Outro detalhe importante é que, na segunda fase, serão conferidos os documentos dos estudantes classificados. Caso ainda não tenha feito o upload, não deixe de fazê-lo. O não envio dos documentos ou do vídeo implicará em desclassificação da dupla.
Dicas para gravação
Alguns cuidados que podem ser tomados para obter um melhor resultado na gravação do vídeo são:
- Escreva um roteiro. Não precisa ser nada muito elaborado, mas coloque a estrutura daquilo que precisa ser apresentado, calculando quanto tempo será usado em cada item.
- Fique atento à resolução. Muitos celulares gravam vídeos com ótima qualidade. Certifique-se de usar resolução HD ou Full HD. Use a câmera traseira, pois ela tem resolução melhor do que as câmeras de selfie. Grave com o celular na horizontal e não se esqueça de usar um tripé ou apoio para o celular, de modo que ele não balance durante a gravação.
- Escolha uma boa iluminação. Fique de frente para a luz e esteja atento à iluminação do ambiente e a eventuais contrastes de luz.
- Feche portas e janelas. Isso ajuda a evitar os ruídos – especialmente se houver, por perto, movimento intenso de veículos ou latidos de cachorros.
- Escolha bem o enquadramento. Fique atento ao que vai aparecer em todo o enquadramento durante a gravação da imagem. A mensagem deve ser o mais importante – então, se o fundo não fizer parte da mensagem, opte por um fundo neutro.
- Não fique completamente parado. Muitas pessoas ficam nervosas e acabam “travando” o corpo. Procure mexer levemente a cabeça ou o corpo para não transparecer nervosismo.