Livro homenageia 75 anos do Departamento de Economia da UFPR
Está disponível para download, no site do Departamento de Economia da UFPR, o livro digital “O Brasil no Século XXI”. A obra, organizada pelos professores Ivan Colangelo Salomão, Fernando Motta Correia e Vinícius de Almeida Valle, homenageia os 75 anos do Departamento.
Ao longo de mais de 400 páginas, o livro aborda assuntos como produtividade, indústria, mercado de capitais, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, regulação e política fiscal, entre outros, resultando num conteúdo bastante rico para o entendimento do momento econômico do Brasil.
O material pode ser acessado clicando AQUI.
75 anos
A obra homenageia os 75 anos do curso do Departamento de Economia da UFPR, completados em 2021, e o primeiro artigo, de autoria de Ana Lucia Jansen de Mello de Santana e Luiz Vamberto de Santana, resgata a história do ensino de Ciências Econômicas na UFPR – o curso, em 1947, tinha 37 alunos.
Nos anos 70 foi organizado um curso de especialização em Teoria Econômica; mais tarde, foi criado o curso de pós-graduação stricto sensu em Desenvolvimento Econômico, com a primeira turma iniciada em 1989. A iniciativa derivou na aprovação, em 1993, do mestrado em Desenvolvimento econômico e, em 1999, na criação do curso de doutorado na mesma área.
“Órgãos de importância local, regional ou nacional seguidamente solicitavam a cessão de docentes do Departamento de Economia para ocuparem posições dentro de suas estruturas diretivas ou consultivas”, menciona o artigo.
Os professores Carlos Artur Krueger Passos (um dos formadores do núcleo que criou o curso de pós-graduação) e Francisco de Borja Magalhães Filho foram secretários de Planejamento do governo do Paraná; Aldair Tarcísio Rizzi foi secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Claus Magno Germer foi secretário de Agricultura. Borja Magalhães, José Moraes Neto, Paulo Mello Garcia e Liana Carneial foram presidentes do Instituto Paranaense de Desenvolvimento; e Moraes Neto também presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Três professores do Departamento de Economia da UFPR tornaram-se presidentes do Cofecon. Carlos Arthur Krueger Passos, dirigiu a autarquia em 1989; José Moraes Neto foi presidente do Cofecon em 1992; e Francisco de Borja Magalhães Filho, em 1997.