O Corecon-SP está celebrando uma grande notícia sobre a Atividade de Consultor Econômico-Financeiro Independente
Economistas e Estudantes de Economia, nós do Corecon-SP estamos celebrando uma grande notícia sobre a atividade de Consultor Econômico-Financeiro Independente.
O Conselho Federal de Economia alterou, recentemente, as normas referentes à atividade de Consultor Econômico-Financeiro Independente, através da Resolução 2.130/2023 (https://bit.ly/3YrZUUH), que trata das atividades desempenhadas pelo economista e da Consolidação da Legislação da Profissão de Economista (CLPE).
A Resolução incluiu os subitens 3.13.8, 3.13.9 e 3.13.10 da subseção 2.3.1, uma conquista que já vinha sendo almejada há muitos anos pelo Corecon-SP.
O Conselho, por meio da sua Comissão de Mercado de Capitais, nos últimos dois anos, foi o órgão que propôs as alterações para viabilizar a entrada dos Economistas no Mercado de Capitais e para que essa “Regulamentação do Consultor Econômico-Financeiro” fosse admissível pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o que será o próximo passo.
O Presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes, explica que, em 2013, Luiz Barsi Filho, ex-Presidente do Corecon-SP, na época ainda Conselheiro Suplente, sugeriu em Plenária regulamentar a participação dos Economistas no mercado de ações e de capitais, proposta chamada de “Regulamentação do Consultor Financeiro Independente”.
O argumento era de que todas as atividades listadas por Barsi no projeto pertenceriam, por Lei, aos Economistas, porém não estava havendo reconhecimento por parte das autoridades responsáveis, a CVM.
A notícia comemorada, hoje, é de que a Resolução 2.130/2023, engloba, agora, todos os itens sugeridos, possibilitando que os Economistas atuem no mercado de Bolsa de Valores.
Assista ao vídeo para conferir a explicação do presidente sobre todo o histórico do projeto, desde o início das reivindicações para a regulamentação e normatização dessa atividade considerada um grande nicho de mercado.
A partir de agora, após essa alteração da Resolução por parte do Conselho Federal de Economia, o Corecon-SP realizará diversas atividades voltadas à complementação de conhecimentos dessa categoria, fazendo isso em parceria com entidades de grande representatividade nesse segmento.
Fonte: Corecon – SP