Paulo Dantas: “Elaboração do orçamento é tarefa destinada ao economista”

  • 13 de junho de 2024
  • Sem categoria
  • 6

Presidente do Cofecon falou na abertura de seminário realizado na Câmara dos Deputados. “Destaco a importância que o economista tem na elaboração desta peça pública”, afirmou

O presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa, participou na tarde desta quinta-feira (13) da mesa de abertura do seminário “Orçamento Público e Legislativo: orçamento como instrumento das políticas governamentais e o papel compartilhado pelo Legislativo e Executivo”. O evento, realizado na Câmara dos Deputados, é promovido pelo Cofecon, pelo Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e pela Associação dos Consultores legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis), e pode ser assistido clicando AQUI.

“O orçamento é um assunto sobre o qual eu venho pensando há bastante tempo e carregando dentro de mim a cada dia a certeza de que a tarefa para a elaboração de um orçamento público é muito específica e destinada ao profissional economista”, afirmou Dantas. “Ele sim, é o profissional que reúne as condições mais efetivas para essa finalidade. Como leitor dos instrumentos das políticas governamentais, essa realidade fica muito mais presente”.

Dantas recordou as dificuldades em relação ao orçamento público no período em que o Brasil conviveu com uma inflação elevada. Ele trabalhou na Secretaria da Fazenda do estado da Bahia. “Tínhamos preços desarrumados numa realidade tão grave, que o orçamento era encaminhado para a Assembleia Legislativa e logo que ele passava a vigorar no ano seguinte, um ou dois meses depois, já precisava de ajustes e emendas, ultrapassado pela corrosão da moeda”, comentou. “Em função disso, ele não tinha a importância que, felizmente, hoje tem. É um instrumento valiosíssimo de gestão pública, e eu destaco a importância que o economista tem na elaboração desta peça pública da mais elevada importância”.

“O orçamento é um assunto sobre o qual eu venho pensando há bastante tempo e carregando dentro de mim a cada dia a certeza de que a tarefa para a elaboração de um orçamento público é muito específica e destinada ao profissional economista”, afirmou Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon.

Luciana Acioly, presidente do Corecon-DF, destacou que o orçamento público é um tema importante para a sociedade e que deve entrar na pauta do dia. “Não é uma discussão apenas sobre números, mas sobre a qualidade das categorias utilizadas e na apropriação pelos mais diversos agentes produtivos: trabalhadores, empresários, todas aquelas pessoas que compõem os interesses naturais sobre os recursos públicos”, observou a economista. “Nosso Conselho está à disposição para fazer este debate qualificado sobre temas relevantes do desenvolvimento econômico”.

Pedro Garrido da Costa Lima, presidente da Associação dos Consultores legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis), mencionou que também é conselheiro do Corecon-DF e que “é uma honra fazer esta interação” entre as entidades. “Sou coordenador de uma comissão sobre indústria, comércio e serviços, e tem tudo a ver com o assunto, porque é um dos ramos onde o orçamento e as políticas públicas vão atuar para realizar as ações necessárias para o desenvolvimento econômico e social nacional”.

Heric Santos Hossoé, coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, afirmou sua alegria em ver este debate. “É um tema extremamente relevante, atual e tenho certeza de que neste evento conseguiremos trazer muitas ideias e pensamentos para contribuir neste processo. Desejo um bom evento a todos”, comentou.

Roberto Piscitelli, coordenador da Comissão de Política Econômica do Corecon-DF, disse sentir-se plenamente realizado com a realização do seminário. “O fato de reunirmos este número de entidades afinadas com as preocupações voltadas para a cidadania, a solidariedade e o conhecimento técnico nos dá uma enorme satisfação e nos anima muito a continuar com este trabalho. Teremos mais dois seminários dentro deste ciclo até o fim do ano”, informou.

Aurélio Guimarães Cruvinel e Palos, diretor da conultoria legislativa da Câmara dos Deputados, também ressaltou a importância do evento. “Este seminário reúne especialistas e autoridades para discutir um tema de grande relevo para a gestão pública e a governança do nosso país”, observou. “Teremos a oportunidade de debater o tema do orçamento público como instrumento essencial das políticas governamentais e o papel colaborativo que o Legislativo e o Executivo desempenham neste processo”.

Share this Post