Plenária do Cofecon definiu Destaques Econômicos e Personalidade Econômica de 2018
A 686ª Sessão Plenária Ordinária Ampliada do Cofecon ocorreu no dia 22 de setembro, na cidade de Porto Velho, após a realização do XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). Esta edição do evento, que ocorre bienalmente, foi organizada em parceria com o Conselho Regional de Economia de Rondônia (Corecon-RO).
Entre os assuntos discutidos pelos conselheiros federais estão a fixação das anuidades e emolumentos para o exercício de 2019 e a revisão do Regramento Eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons. Houve também, durante a Plenária do Cofecon, apresentação do relatório final do XXVI Since.
Um dos destaques da reunião entre os conselheiros federais foi a votação dos Destaques Econômicos do Ano de 2018, nas categorias Desempenho Técnico, Mídia e Academia. Em votação, a plenária escolheu, na modalidade Academia, homenagear a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na modalidade Desempenho Técnico, o primeiro lugar ficou com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); e, na modalidade Mídia, a Carta Capital.
A economista Tânia Bacelar foi escolhida como Personalidade Econômica do Ano de 2018. Tanto a premiação Personalidade Econômica quanto os Destaques Econômicos serão entregues durante o XXIII Congresso Brasileiro de Economia, a ser realizado na cidade de Florianópolis em outubro de 2019.
Os presidentes dos Conselhos Regionais de Economia pautaram diversos assuntos para serem discutidos com os conselheiros federais, tais como: cota-parte sobre o repasse ao Cofecon para emissão de carteiras profissionais; regramento para certificações do Cofecon; e novo programa de recuperação de créditos – Recred. Ao todo, foram avaliadas 16 propostas dos Corecons e, durante a reunião, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, apresentou retorno das demandas apresentadas pelos Corecons durante a 682ª Sessão Plenária Ampliada, realizada no dia 26 de janeiro.