Revista Economistas nº 52: À mestra, com carinho
Edição contém entrevista exclusiva com ex-ministra Tereza Campello e homenagem à professora Maria da Conceição Tavares. Artigos abordam memórias e futuro da economia brasileira
Está no ar a edição nº 52 da revista Economistas, cujo conteúdo foi desenvolvido no contexto do projeto Memórias e Futuro da Economia Brasileira, criado pelo Cofecon em 2024 a fim de promover o debate econômico e discutir as formas de construirmos o país que almejamos. Ela pode ser lida em formato eletrônico clicando AQUI.
Em entrevista exclusiva, a ex-ministra Tereza Campello fala sobre a capacidade dos economistas de transformar a realidade e a importância que a visão econômica tem ao abordar questões de justiça social. Ela falou sobre seu trabalho na prefeitura de Porto Alegre e sua gestão à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome – durante a qual o Brasil conseguiu sair do Mapa da Fome da ONU.
Os leitores encontrarão uma série de artigos que abordam temas cruciais como o atual quadro de estagnação econômica e os caminhos para a retomada do desenvolvimento, a desindustrialização brasileira e a necessidade de revitalizar este setor para a recuperação econômica do país, a economia política do regime militar e a relevância contemporânea da obra de Celso Furtado.
No dia 8 de junho faleceu a economista Maria da Conceição Tavares, homenageada pelo Cofecon em 2010 com o prêmio Personalidade Econômica do Ano. Professora em diversas instituições, com mais tempo na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Estadual de Campinas, ela foi uma figura influente na formação de muitos economistas de destaque no cenário nacional. Uma matéria especial aborda a sua trajetória e importância no pensamento econômico brasileiro, além de conter depoimentos de economistas que a conheceram, seja convivendo de perto ou por meio de sua vasta obra e influência. A capa da revista presta-lhe um reconhecimento, com os dizeres: “À mestra, com carinho”.
Na seção Novos Livros, apresentamos as obras “Os ricos e os pobres: O Brasil e a desigualdade”, de autoria de Marcelo Medeiros, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e “Crises financeiras: Brasil e mundo (1929-2023), escrita pelo primeiro diretor da CVM no Brasil, Roberto Teixeira da Costa, e pelo jornalista Fabio Pahim Jr.
Boa leitura!